OLACYR FRANCISCO DE MORAES: O REI DA SOJA

Gustavo Rubim
29/10/21

A vida conturbada do homem que se tornou o "Rei da Soja" no Brasil e o mais jovem brasileiro a ter um patrimônio pessoal acima de um bilhão de dólares e aparecer no ranking da revista Forbes.

Imagem de Olacyr, o Rei da Soja

Nascido na cidade de Itápolis (SP), em 1º de abril de 1931, Olacyr Francisco de Moraes, foi o maior produtor individual de soja do mundo, que o tornou conhecido como "Rei da Soja", pioneiro deste cultivo na região de cerrado e dono da Fazenda Itamarati onde, dentre outras pesquisas, foram desenvolvidas variedades de cultivos, como o algodão ITA-90, que tornou o Brasil exportador do produto. Pai do também empresário Marcos de Moraes, criador do primeiro e-mail gratuito do Brasil, o zipmail e do Portal Zip.net (vendido para a Portugal Telecom).

O empresário surgiu como produtor de soja após uma cheia do rio Mississipi, que prejudicou a produção estadunidense, no ano de 1973, levando o cultivo do grão para a região do cerrado de Mato Grosso - o que foi considerado um pioneirismo. Em sua fazenda Itamaraty passou a financiar a pesquisa genética e o desenvolvimento de diversos cultivares adaptados às condições peculiares do país.

Produziu também cana-de-açúcar e etanol, e, em seus projetos, construiu a ferrovia Ferronorte, responsável pelos prejuízos que o fizeram perder a fortuna que o tornaram o mais jovem brasileiro a ter um patrimônio pessoal acima de um bilhão de dólares e aparecer no ranking da revista Forbes.

A fortuna de um bilhão de dólares foi reduzida a cerca de 29 reais (à época) e a algumas empresas. Um dos motivos da baixa do empresário foi a amizade com o ex-senador boliviano Andrés Firmin Heredia Guzmán, que prometia torná-lo o rei do minério. Na verdade, em fatos relatados na biografía de Guzmán, que foi morto pelo motorista do empresário, que Guzmán não passava de um aproveitador. A amizade entre os dois durou algumas décadas, mas se acentuou no início dos anos 2000.

Em 2004 a Fazenda Itamarati foi vendida ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), para assentamento do Movimento Sem Terra (MST). Em fevereiro de 2011, Olacyr de Moraes descobre jazida de tálio em Barreiras, na Bahia, colocando o Brasil no seleto grupo de produtores desse metal.

Em 16 de junho de 2015, às 3h40 da manhã, Olacyr faleceu em São Paulo (SP), aos 84 anos. Olacyr lutou contra um câncer de pâncreas descoberto no início de 2014, mas acabou sucumbindo à doença devido a outros problemas de saúde como diabetes e sangramentos intestinais.

Olacyr é nome de avenida em sua cidade natal, Itápolis. Por iniciativa do deputado estadual de Mato Grosso, Wagner Ramos, o trecho da rodovia MT-358 que liga o distrito de Assari em Barra do Bugres até a cidade de Tangará da Serra, (ambas cidades mato-grossenses) passou a ter o seu nome.

Autor: Assessoria Agro One

Fonte:

Olacyr de Moraes: a tragédia do ex-rei da soja | VEJA (abril.com.br)

Compatilhe:

Notícias Relacionadas