De maneira bem clara, a Silvicultura é a ciência dedicada ao estudo dos métodos naturais e artificiais de regenerar e melhorar os povoamentos florestais com vistas a satisfazer as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, é aplicação desse estudo para a manutenção, o aproveitamento e o uso racional das florestas. Nela cria-se uma floresta ou determinadas espécies de plantas, para depois vendê-las, desse modo, não é necessário a exploração, e pode-se produzir de forma sustentável. Por isso, hoje, 7 de dezembro, celebra-se o Dia da Silvicultura.
Os pontos que influenciam o sucesso de um projeto de silvicultura são: clima, determinação da espécie e definição do material genético,produção de mudas, preparo do solo, controle de formigas e outros invasores, tratos culturais, tratos silviculturais e colheita planejada. Essa prática vem crescendo atualmente, ainda mais com a preocupação do reflorestamento que acaba atingindo a população mundial.
O Brasil é referencia internacional em relação à Silvicultura. O termo surge do latim silva: floresta, um sobrenome bem comum entre os brasileiros. E cultura, ciência que trata do cultivo, reprodução e desenvolvimento de árvores florestais. Todas as técnicas para criar, renovar, melhorar a floresta, antecipando o acompanhamento, ou seja guiar o crescimento natural das árvores, sem comprometer o futuro do ecossistema florestal.